PARELHAS JÁ IMUNIZOU 95% DA META NA PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA CONTRA GRIPE
A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria de Saúde, já imunizou mais de 2.546 pessoas na primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe. Nesta primeira etapa, o público-alvo são idosos e profissionais da área da saúde. Para proteger e evitar que idosos saiam de casa em meio aos riscos da pandemia do novo coronavírus ( covid-19), a Prefeitura está realizando a vacinação dos idosos em casa. Os idosos acima de 60 ( sessenta) anos, devem aguardar o seu Agente Comunitário de Saúde, junto com a equipe de enfermagem do seu bairro, para que possa tomar o imunizante contra influenza. Neste ano, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
De acordo com a Secretária de Saúde, Luana Fabrícia, o sucesso da cobertura vacinal se deve ao empenho das equipes envolvidas e dos profissionais de saúde. "Com o empenho de todos os profissionais de saúde envolvidos nessa atividade nós obtivemos um êxito com a meta da vacinação batida antes mesmo do previsto, foram vacinados 95 % dos nossos idosos, já na última sexta-feira (3). Nós ficamos muito felizes que isso aconteceu de forma tão rápida, agradecemos imensamente o empenho e a dedicação de toda equipe envolvida." disse a Secretária.
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril. O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase. “Como todas as escolas estão com as atividades paralisadas, optamos por priorizar na próxima fase da campanha aqueles profissionais que atuam nos portos, no transporte de cargas, motoristas de transporte coletivo, expostos diariamente porque estão na linha de frente, prestando serviços essenciais”, destacou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.