Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > MOD_Geral > CORONAVÍRUS: SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA HABITAÇÃO DISPONIBILIZA ATENDIMENTO VIA TELEFONE E E-MAIL
Início do conteúdo da página

PREFEITURA DE PARELHAS DISTRIBUI PIABAS E INTENSIFICA COMBATE À DENGUE

Criado: Quinta, 26 de Março de 2020, 12h12 | Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 12h12 | Última atualização em Quinta, 26 de Março de 2020, 12h14

Com a chegada das chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti no País aumenta e, consequentemente, cresce o risco de transmissão da dengue, chikungunya e zika. Em Parelhas, apesar de ser bem vindas, as chuvas aumentam o número de casos de dengue e a melhor forma de evitar essas doenças é eliminar os criadouros do mosquito transmissor, evitando o acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Ainda conforme especialistas, alguns cuidados são importantes no dia a dia para combater a doença, como o uso de roupas que diminuam a exposição da pele durante o dia, utilizar repelentes, inseticidas, e o uso de mosquiteiros para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

A Prefeitura de Parelhas, através da Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Combate à Endemias, está fazendo sua parte durante todo o ano, e com o aumento das chuvas vem intensificando o combate a Dengue. Além das visitas domiciliares, os Agentes de Combate à Endemias estão distribuindo Piabas e colocando-as em depósitos de grande e médio porte: Cisternas, Tanques, Caixas D\'água, Tambores e Outros.  Esse é o projeto de controle biológico, as piabas comem as larvas tanto do mosquito da dengue como também de outros insetos. Para fazer a aquisição de piabas, é bem simples, basta procurar o Setor de Combate à Endemias, localizado na Rua Frei Miguelinho, s/n, vizinho a Policlínica Municipal (Postinho da Ladeira).  A distribuição das piabas é realizada de Segunda à Sexta-feira, no horário dás 7h às 13h. 

COMO COMBATER

- Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

- Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros

- Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

- Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

- Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

- Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.

- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

- Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

- Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

- Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos

- Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

- Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

- Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

- Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

- Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.

registrado em:
Fim do conteúdo da página